sábado, 18 de maio de 2013

Dança Flamenca

Você sabe de onde veio a dança flamenca? De várias cultuas, assim como qualquer outra modalidade de dança. Mas você sabe de onde veio o nome da dança?

Certamente você já viu um flamingo na TV, ou na internet, talvez até num zoológico. Quando os flamingos querem acasalar, eles batem os pés e as asas, para seduzir o flamingo do sexo oposto. A partir daí veio o nome "flamenco". E apesar de ser uma dança de emoções fortes, o flamenco não é uma dança sedutora como a dança do ventre, ou o tango.

Originalmente o flamenco consistia em apenas canto - cante -, e depois veio a ser acompanhado pelo violão, palmas, sapateado e pela dança, ou baile. Agora, outros instrumentos e acessórios foram aderidos, como o cajón, as castanholas, leques, mantones, entre outros. Também podemos dividir o flamenco em algumas categorias de acordo com o seu ritmo. Pode ser soleá, malaguenã, bulerias, callaiano, rumbas, sevillanas, jondo, tientos ou tarantas.

Mas flamenco não é só ritmo e apetrechos especiais para deixar mais bonito. Flamenco é uma das formas de arte com que grandes artistas como Paco de Lucía, Camarón de la Isla, José Mercé, Sara Bara e outros grandes bailaores encontraram para expressar suas emoções e sua criatividade. E aproveitando que ainda estamos no mês das mães e que estamos falando de flamenco, gostaria de mencionar uma bailarina flamenca que fez muito sucesso aqui no Rio Grande do Sul, bem longe da Espanha ou qualquer outro foco da dança flamenca.

Andrea del Puerto, minha mãe, fundou sua própria escola de dança flamenca em 1999, e em 2001 criou sua companhia de dança; Andrea del Puerto y Grupo. Viajou para Madrid, onde teve aulas com Carmen Cortês, Manuel e Antonio Reys, Miguel Cañas, La China, entre outros grandes nomes que fazem parte do universo da arte flamenca. Realizou projetos criativos nos palcos gaúchos e até mesmo fora do estado. Infelizmente em 2007 veio a falecer de um raro tipo de câncer, mas suas companheiras de longa data Ana Medeiros, Daniele Zill, Juliana Prestes, Juliana Kersting e Tati Flores continuam com a academia de dança, agora com o nome de Companhia Del Puerto.

Convido a todos para dar uma passada na escola e conhecer um pouco mais da cultura flamenca. Além de ser uma dança linda, faz muito bem para a saúde física e mental!






Um comentário:

  1. Bruna, que lindo trabalho! Estamos orgulhosas e certamente a Déia ficaria muitíssimo! Abração, queridona!
    Tati Flores

    ResponderExcluir