quinta-feira, 2 de agosto de 2012



Julio Iglesias nasceu em Madri, no dia 23 de setembro de 1943. É o filho mais velho do Dr. Julio Iglesias Puga e de Maria Del Rosario de la Cueva y Perignat.

Julio foi um destacado atleta de futebol, ocupando a posição de goleiro nas camadas jovens do Real Madrid. O seu sonho era ser um atleta profissional. Mas, na noite de 22 de setembro de 1963, quando tinha 20 anos de idade, ao conduzir o seu carro entre Majadahonda e Madri, juntamente com os seus amigos, sofreu um trágico acidente que o deixou semiparalisado durante um ano e meio, existindo poucas hipóteses de poder voltar a andar.

No hospital Eloy Gonzalo de Madrid, Julio ouvia rádio e escrevia poemas e versos românticos. Eladio Magdaleno, uma jovem enfermeira que o tratava, ofereceu-lhe uma guitarra. Nunca, até aí, ele tinha pensado em tornar-se um cantor.

Cantar começou como uma distração para esquecer o tempo em que foi um atleta. E, dia após dia, ia melhorando na difícil arte de tocar guitarra, conseguindo compor músicas para os seus poemas.

Felizmente recuperou-se do acidente e, em 1966, matriculou-se na Universidade de Múrcia, para prosseguir os seus estudos.
Viveu também na Inglaterra para aperfeiçoar o seu inglês. Primeiro em Ramsgate e depois no Bell's Language School, em Cambridge. 

De regresso a Madrid, dirigiu-se a um estúdio musical, na esperança de conseguir arranjar alguém para interpretar a sua canção.
No entanto, e para sua surpresa, o gerente perguntou-lhe "Porque não a cantas tu?". Julio respondeu "Porque eu não sou cantor"!. Em julho de 1968, ganhou o festival de Benidorm com a canção La Vida Sigue Igual, tendo assinado um contrato com a Columbia Records.

Em 1969 gravou o seu primeiro LP nos estúdios da DECCA, em Londres; fez a sua primeira digressão na Espanha, cantou no Festival de Viña del Mar (Chile), participou do Festival de San Remo (Itália) e fez o seu primeiro filme La Vida Sigue Igual.

Em 1983, em Paris, Julio Iglesias recebeu o seu primeiro disco de platina do Guinness World Book Of Records, por ter sido o cantor que mais discos vendeu em várias línguas na história da música

Julio Iglesias é o artista mais popular do planeta, tendo vendido mais de 250 milhões de álbuns e recebido mais de 2.600 discos de platina e de ouro em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário