segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A arquitetura de Gaudí.

         Antoni Placid Gaudí i Cornet é um arquiteto catalão, nascido em 25 de junho de 1852. Passou grande parte de sua vida em Barcelona, onde morreu com seus 73 anos, em de 1926. Gaudí aparece como um arquiteto do modernismo catalão, em suas novas concepções. No início de sua carreira, seguiu os traços da arquitetura gótica e da arquitetura catalã. Com o passar dos anos, foi adquirindo a sua marca. Gaudí é conhecido por suas obras de formas fantásticas e estruturas complexas. Faz uso de diversos arcos em suas composições, chamados arcos parabólicos catenários. Foi ridicularizado por seus contemporâneos, por seu estilo livre de composição. Hoje, é considerado um dos grandes arquitetos espanhóis.
         Dentre suas obras principais, podemos citar o Templo Expiatório da Sagrada Família. Começou a ser projetado em 1882, sendo assumido por Gaudí em 1883. Suas obras foram suspensas, não estima-se que fique pronta antes de 2026. Conta com três fachadas: a Fachada da natividade, que teve participação do arquiteto em vida, sendo quase terminada; a Fachada da paixão, com suas obras iniciadas em 1952; e a Fachada da Glória, a última por completar.
Templo Expiatório da Sagrada Família, em Barcelona, Espanha.

           Também podemos citar a Casa Milà e a Casa Batlló. Na primeira, podemos ver os arcos parabólicos, marca desse arquiteto. Não contente com os arcos, essa estrutura não apresenta nenhum traço reto nela toda. Foi totalmente planejada por Gaudí e construída entre 1905 e 1907. Também é conhecida como "La pedreira", ou A pedreira em português, pois na época que foi construída foi considerada feia e fora do padrão. Hoje, é um marco da cidade. Por sua vez, a Casa Batlló é um projeto de reforma de outro edifício pré-existente. Gaudí se focou na fachada principal, dando uma reestruturada ao seu estilo. Também mexeu no piso principal, no pátio de luzes e no telhado, onde fez o quinto piso para os funcionários. É conhecida em Barcelona como "A casa dos ossos", pelo formato de seu balcão, associando-se a um crânio. Tanto por dentro, quanto por fora, ela apresenta traços curvilíneos, ondulados.

Casa Milà, La pedreira, em Barcelona, Espanha


Casa Batlló, antes da reforma.(projeto)
Casa Batlló, depois da reforma. (projeto)

Casa Batlló, em Barcelona, Espanha.

          Essas são as obras mais famosas de Antoni Gaudí. Foi um grande arquiteto em sua época, mesmo que tenha sido pouco entendido e criticado. Nos deixou seu legado, suas construções. Seu traço diferente é realmente um marco, pois é de uma complexidade elevada e o faz com excelência. Ele é, com certeza, um dos maiores arquitetos da Espanha.


Anna Paula, Lucas Torres e Pedro Henrique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário