segunda-feira, 21 de maio de 2012

Corrupção no futebol espanhol




E a corrupção chegou de vez ao futebol espanhol. De vez porque, dois anos atrás, o clube Hércules foi acusado de pagar para clubes e jogadores rivais para vencer jogos. Porém, o caso foi arquivado e nada ficou comprovado contra o time e seu dirigente. Na época, Enrique Ortiz, máximo acionista do clube, foi pego em conversas telefônicas afirmando que pagou por resultados positivos para o seu clube.

No entanto, a suspeita era a de que o Hércules estava manipulando jogos da Liga Adelante, a segunda divisão espanhola. É bem verdade que os resultados dos supostos jogos comprados ajudaram o clube a subir de divisão. Porém, até então, a elite do futebol espanhol estava à salva de quaisquer dúvidas. Como se fosse possível sair incólume de tais suspeitas.

Infelizmente, na Espanha a justiça não é, digamos, cega. O caso Hércules fora arquivado porque o juiz escolhido era da cidade de Valencia. O clube herculino é de Alicante, cidade que faz parte da Comunidade Valenciana, que tem como capital a cidade de… Valencia. Neste caso, os interesses pessoais e políticos prevaleceram sobre os interesses futebolísticos.

Mas neste domingo tudo mudou. Quando levou ao ar a denúncia de que a LFP suspeita que o Sporting Gijón tenha subornado jogadores e dirigentes rivais para vencer algumas partidas, José Ramón de la Morena explodiu uma verdadeira bomba. No sentindo bélico, mesmo. Esta acusação, caso se comprove, pode atingir muita gente graúda do esporte.

O pior de tudo talvez seja o fato de que as acusações não são apenas referentes a esta temporada. Suspeita-se que o Racing Santander esteja subornando pessoas do futebol a, no mínimo, dois anos. Inclusive com troca de favores entre Sporting Gijón e Racing. A equipe que estivesse mais necessitada saia com o triunfo. Isso mostra que quem participava desse esquema sabia ser discreto. Bem discreto.

Mesmo que não fique confirmada qualquer manipulação de resultado, só a suspeita é uma acusação grave. Tão grave que pode manchar de vez o futebol. Corrupção não pode existir em nenhuma escala na sociedade. Tem que ser combatida com todas as forças e armas disponíveis. No desporto rei não pode ser diferente.

Que a justiça espanhola desta vez apure corretamente a denúncia e prenda os envolvidos. Que a UEFA expulse do futebol os suspeitos de envolvimento no caso. Caso contrário, o futebol espanhol, tão criticado pelo baixo nível da arbitragem e pela duopolização do campeonato nacional, perderá de uma vez por todas sua credibilidade.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário