segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Curiosidades sobre a Espanha


 


 
 
1) Embora esteja sendo aos poucos abandonado, o costume de tirar um cochilo após o almoço (siesta) ainda é comum na Espanha. Nas cidades do interior, os espanhóis costumam parar de duas a três horas para dormir após o almoço. Neste período, grande parte dos estabelecimentos comerciais ficam fechados.
 2) Na Espanha o jantar ocorre entre as 21h e 22h. É a população, entre os europeus, que faz o jantar mais tarde.
 3) A Espanha tem o segundo maior território do continente europeu, ficando atrás apenas da França.
4) A palavra Espanha deriva de "Hispânia", que era como os romanos chamavam toda região conquistada da Península Ibérica. Porém, a palavra "Hispânia" foi adaptada de "i-spn-ya", termo que os fenícios usavam para designar a região.
5) Em várias regiões da Espanha, as pessoas costumam usar o anel de casamento no dedo anular da mão direita.
6) O ponto mais alto do território espanhol é o Pico Teide. Localizado na província de Santa Cruz de Tenerife, possui 3.718 metros de altura.
7) O idioma oficial e mais falado na Espanha é o espanhol. Porém, existem outras línguas (idiomas co-oficiais) na Espanha como, por exemplo, o catalão, o basco (euskara), galego, o aranês e o valenciano.
8) Em 1580, Espanha e Portugal se uniram politicamente. A União Ibérica durou 60 anos, terminando em 1640.
9) Embora muito tradicional na Espanha, as touradas estão em declínio no país, em função, principalmente, da reação mundial contra o sofrimento causado aos touros.
10) Antes de adotar o euro como moeda oficial, a moeda da Espanha se chamava peseta.
11) Cerca de 70% da população espanhola é católica.
12) Os espanhóis usam o pão como acompanhamento em grande parte dos pratos da culinária.
13) O território espanhol também inclui Gibraltar e Ilhas Canárias, além de duas cidades autônomas no Norte da África chamadas Melila e Ceuta.
 
14) O brasão da Espanha é uma composição de cinco outros brasões: o de Castela, de Leão, Aragão, Navarra e Granada. Além disso, ele também possui um pequeno escudo azul com três flores de lis representando a família Bourbon (a casa real do país - Casa Real é uma denominação familiar utilizada pela realeza).
 
15) Falado na região espanhola da Galícia, o galego é uma língua muito próxima do português.
 
16) Uma parte significativa do território espanhol foi domínio árabe-muçulmano durante 750 anos. Os árabes chamavam a região de Al-Andaluz. O domínio durou até 1492, quando os reis Isabel de Castela e Fernando de Aragão expulsaram os últimos muçulmanos da Espanha.
 
17) Descobridores da América, os espanhóis fundaram colônias em quase todo o continente. Entre essas colônias estão alguns estados pertencentes atualmente aos Estados Unidos, como Califórnia, Texas, Nevada, Novo México e Utah.
18) O nome das Filipinas tem a sua origem no Rei Filipe II da Espanha, que também foi rei de Portugal, e deve-se ao fato da descoberta deste país constituído por mais de 7.000 ilhas no Oceano Pacífico ter sido colônia espanhola.
 
19) Acredita-se que o euskara seja mais antigo do que o latim, língua que deu origem ao espanhol.
 
20) A culinária espanhola varia de região para região, mas se há algo que todas tem em comum é o alto consumo de azeite (produto típico da cozinha do Mediterrâneo). O prato mais representativo da culinária espanhola é a paella.
 
21) Um dos feriados mais festivos do calendário espanhol é o Dia de Reyes (Dia de Reis), comemorado em 6 de janeiro. Nas pequenas cidades, é festejado com desfiles dos reis magos e entrega de presentes para as crianças.
 
22) A Espanha sediou as olimpíadas de 1992 e a Copa do Mundo de 1982.
 
 
Postado por: Amanda Seus Paz




Nenhum comentário:

Postar um comentário